sábado, 25 de maio de 2013

Moção de Apoio à Greve dos Estudantes de Rio Claro


D. A. 3 de Maio- Unesp/FCT-Presidente Prudente

O coletivo de estudantes do Diretório Acadêmico 3 de maio da Unesp de Presidente Prudente, vem por meio desta carta demonstrar todo apoio a greve dos estudantes da Unesp de Rio Claro. 
Considerando o atual momento político da Unesp, o qual o Movimento Estudantil contesta o modelo de gestão da universidade, que se baseia no produtivíssimo acadêmico, pautado na meritocracia, e reafirma uma forma autoritária de gestão e planejamento da universidade. Em contraponto, o Movimento Estudantil entende que a Universidade deva ser um espaço amplo de debate de ideias e que possa atender a melhor forma de ensino para todos.

A universidade se coloca alheia aos problemas relacionados a permanência estudantil e política de cotas, que atingem todos os campis da Unesp, sob a desculpa da internacionalização, produtividade e da meritocracia. A reitoria age de forma autoritária, desconsiderando as reinvindicações históricas do Movimento Estudantil e Movimentos Sociais, por meio da aplicação de políticas neoliberais.
Devido a estes fatores mencionados anteriormente, os estudantes da Unesp vem se articulando, a fim de fazer frente a tais posicionamentos vindo da Reitoria. A greve tirada no campus de Rio Claro demonstra fortalecimento do nosso movimento e a necessidade de respostas efetivas de nossas reivindicações.

24/05/2013

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Informes da reunião com a reitoria 23/05:

Estavam presentes: A vice reitora em exercício, a Pro reitora de extensão, a de pesquisa, o de administração o de pós graduação, o de graduação, o chefe de gabinete, e os assessores chefes de imprensa e jurídico.

Primeiro deixamos claro que todos os presentes subiriam na reunião e isto não foi um problema, e também com a insatisfação na desorganização param arcar essa reunião, já que ela havia sido combinada desde a última;

Falando sobre permanência a reitora deixou claro que Moradia não é política da reitoria, dizendo que a intenção é pagar auxílios alugueis, deixamos claro que somos contrários a essa política, mas eles sempre usavam o argumento do financeiro, que o dinheiro teria que ser tirado de outros gastos no orçamento e a permanência tem 13 milhões já para isso;

Neste sentido a Fujita [Pró-Reitora de Extensão Universitária] disse que o DCE deve participar do CPEU e CCU para discutir a questão das moradias existentes e disse que vai encaminhar esta pauta;

Falando das bolsas, eles usaram novamente o financeiro e afirmaram que o valor subiu como podiam, falamos dos problemas nos critérios de avaliação, da falta de adequação com o calendário do vestibular e eles todos concordaram de que deve haver um estudo conjunto e paritário sobre esses processos da bolsa BAAE - I, II e as moradias. Os pro reitores propuseram umas comissão no CADE e CCPE para avaliar essa questão também;

A comissão será proposta no CCU no dia 13/06.

Sobre o R.U. usaram o financeiro de novo e disseram que é a unidade que sabe como usar seus dinheiro e quais as prioridades, falamos sobre o edital de construção do MEC/SESU, verba externa pra construções conjuntas, a reitora pediu para que a diretora de Ourinhos enviasse o edital, pois assim facilitaria a construção dos R.U nas experimentais, inclusive das moradias, até questionei: Então assim a reitoria pode passar por cima da política de não-moradias, a reitora concordou.

Lembrando que a reitora afirmou a possibilidade da Unesp bancar alugueis enquanto as moradias não saem. A reitora também disse que quer marcar uma reunião com os cursinhos para debater algumas questões.

Frisamos em todo momento a questão da estrutura de poder e da assembleia estatuinte, alegaram que já está em debate no CO.