domingo, 22 de setembro de 2013

VEM AÍ O IV CONSELHO DE ENTIDADES ESTUDANTIS DA UNESP-FATEC (CEEUF) DE 2013!! DIAS 11, 12 E 13 DE OUTUBRO NA UNESP-FRANCA!!

O QUE É O CEEUF?


        O Conselho de Entidades Estudantis da UNESP-FATEC (CEEUF) é um dos espaços máximos e legítimos de debate e deliberação dos estudantes da UNESP a nível estadual. O CEEUF se constitui no encaminhamento das diretrizes políticas e ações do movimento estudantil da UNESP, se tornando um espaço essencial para a mobilização e luta estudantil neste ano de 2013.
        Nestes 11, 12 e 13 de Outubro chegaremos ao IV CEEUF de 2013, após um longo período de greves e ocupações por toda a UNESP que angariou importantes vitórias para o corpo estudantil.

COMO FUNCIONA O CEEUF?


        O CEEUF é um espaço aberto para qualquer estudante manifestar suas opiniões e posições quanto os. rumos do movimento estudantil da UNESP. As deliberações tiradas em CEEUF são votadas por entidades estudantis, na qual Centros Acadêmicos, Comissões de Moradia, Cursinhos Populares da UNESP, etc.. irão deliberar em correspondência com sua base sobre os rumos do movimento.
        Geralmente o CEEUF começa com uma Plenária Inicial que irá traçar um panorama de como anda o movimento em cada unidade, além das análises sobre a questão. Após isto são feitos os Grupos de Discussão (GD’s) e Plenárias sobre as pautas colocadas para discutir e há o encerramento do CEEUF com a Plenária Final que é o espaço onde são feitas as deliberações por entidade.


QUAIS SERÃO OS DEBATES PARA O PRÓXIMO CEEUF?


        No último CEEUF, realizado em Assis no mês de agosto, foi deliberado as pautas deste próximo CEEUF: 

Organização e Legitimidade do Movimento Estudantil. 
Natureza, Legitimidade e Legalidade do Diretório Central de Estudantes (DCE).
Regimento do Congresso de Estudantes da UNESP-FATEC (CEUF).
        Atualmente, o ME da UNESP possui uma gestão provisória do DCE “Helenira Resende” que foi instituída no II CEEUF de 2013, realizado em Marília. Disto o último CEEUF discutiu amplamente a questão sobre a legimitidade, representatividade, burocracia universitária, política do movimento estudantil entre outros, envolvendo nisto uma ampla discussão sobre os diversos posicionamentos políticos que compõem o ME da UNESP. Nisto também entra um amplo debate sobre os nossos espaços de organização e deliberação como o próprio CEEUF e CEUF, as Entidades Estudantis, etc...
        Dentro desta questão também há encaminhamentos da mobilização que são necessários neste momento, como a escolha dos representantes provisórios para o Conselho Universitário do mês de Outubro e o debate sobre a desvinculação do ME da UNESP com o ME da FATEC, visto que a FATEC está em processo avançado de legalização de um DCE próprio e não existe vinculação legal da UNESP com a FATEC.
        Outra conquista de nossa mobilização é que conseguimos garantir que um estudante de engenharia possa ser estagiário na APLO (Assessoria de Planejamento e Orçamento), cujo escritório localiza-se na unidade de Bauru, para poder acompanhar os projetos de acessibilidade correntes nas unidades da UNESP. Esse estudante deverá ser escolhido no CEEUF, e, posteriormente, seu nome será encaminhado à REItoria para concretizarmos a participação estudantil dentro da Política de Acessibilidade.
        Vale ressaltar que qualquer estudante tem também total liberdade de propor debates a serem realizados neste espaço.

O QUE FAZER PARA PARTICIPAR?


1. Documentos das Entidades


Para participar do CEEUF é necessário que haja delegados indicados pelas Entidades Estudantis e para o reconhecimento dos mesmos é necessário alguns documentos:

Às entidades regularizadas: ata de posse e estatuto.
Aos cursos/faculdades sem entidades, com entidades irregulares ou em processo eleitoral: ata da assembleia (juntamente à sua lista de presença) na qual foram tirados os representantes para o conselho.
Demais casos: carta de indicação que legitime o representante enviado ao conselho.

2. Debates Pré-CEEUF


As deliberações feitas pelos delegados no CEEUF, no entanto, respondem à sua base estudantil, por isto é necessário a realização de eventos Pré-CEEUF que discutam as pautas do CEEUF anteriormente, tendo assim um posicionamento da unidade que será representada pelo seu delegado.
Por isto, para este CEEUF é necessária a discussão sobre o DCE (natureza, legitimidade, legalidade, representatividade, estatuto, etc), Organização do Movimento Estudantil (espaços de debate, deliberação, organização etc.) e sobre o Regimento do Congresso de Estudantes da UNESP-FATEC (CEUF). Lembrando que tais eventos visam a promoção de debates amplos em todos os níveis de tais temas: desde sua natureza até a formulação de novas propostas para serem levadas ao IV CEEUF do ano de 2013. 
No caso do Regimento do CEUF, por exemplo, deve-se ampliar a discussão a nível de análise da organização de nosso movimento, da perspectiva histórica de tais métodos, da natureza burocratizada ou não do ME e da formulação de novas propostas para viabilizar nossos debates. 
Por fim, pontuamos que as discussões sobre o DCE devam perpassar por certos acontecimentos recentes. A REItoria, desde o início de nossas negociações, sempre reafirmou seu grande interesse pela legalização de nosso DCE. Dizemos isso tendo por base a proposta de uma comissão jurídica para nos auxiliarmos com tais questões e a afirmação do professor Durigan: "soltarei rojões na REItoria quando este DCE estiver legalizado". As discussões pré-CEEUF são indispensáveis neste sentido, justamente para que se faça uma perspectiva crítica sobre todos esses interditos.
Para melhor qualificar o debate recomendamos que as unidades estudem os estatutos do DCE anteriores, tal qual o regimento dos CEUF’s que estão inseridos neles:


3. Enviar ofícios para requisição de transporte


Conforme última reunião de negociação, disponível no link: Reunião entre Reitoria erepresentantes discentes 11/09/2013, ficou acordado que: “3- A Reitoria compromete-se a dialogar com os diretores das unidades universitárias para viabilizar transporte dos estudantes para a próxima reunião do CEEUF (Conselho de Entidades Estudantis da UNESP/FATEC), em Franca, em data a ser definida em outubro, se, no encontro, houver o comprometimento com a discussão da regulamentação do Diretório Central dos Estudantes;”. 
Portanto é necessário que os estudantes procurem suas unidades e vejam os documentos necessários para pedir custeio do transporte. ORGANIZE SUA DELEGAÇÃO, PARTICIPE!!

OUTRAS INFORMAÇÕES:


Processos Jurídicos: 113 estudantes injustiçados!


Tendo em vista a última reunião de negociação com a REItoria (disponível no link: boletim-15-09-2013), a REItoria da UNESP deixou bastante claro que os processos da segunda ocupação da REItoria não serão arquivados e as investigações deverão prosseguir. Ainda que seja muito claro toda a ilegalidade daquela reintegração de posse, entendemos que seja necessária a continuidade de nossa peça de defesa. Assim sendo, pontuamos como fundamental que os relatos pessoais dos 113 estudantes detidos sejam levados para o próximo CEEUF, assim como todos tipos de provas documentais, tais como: fotos, vídeos, arquivos etc

Projeto de Lei da Frente Pró-Cotas


Como deliberado no III CEEUF de 2013, de Assis, o Movimento Estudantil da UNESP encampou o Projeto de Lei da Frente Pró-Cotas (disponível em: PL Pró-cotas). Tal PL foi encaminhado ao Conselho Universitário, do dia 15 de Agosto, como a proposta do ME para a política de inclusão e com sua justificativa (disponível em: Justificativa PL Cotas). Assim sendo, comprometemo-nos a angariar as assinaturas necessárias para que o projeto ganhe corpo. Ressaltamos aqui a necessidade do comprometimento das unidades em apoio ao projeto, neste Grupo do facebook você poderá encontrar informações com relação ao abaixo assinado e recomendações para a coleta de assinaturas!

VENHA CONSTRUIR ESTE ESPAÇO!! PARTICIPE DO CEEUF!!
ESSA É UMA LUTA DE TODXS!!

“Se você não está organizado, estão organizando você.”

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES: dceheleniraresende@gmail.com
ou pelo perfil no facebook: Helenira Resende

A LUTA CONTINUA!!
DCE "Helenira Resende" - 22 de Setembro de 2013

domingo, 15 de setembro de 2013

BOLETIM 15-09-2013: MAIS DO MESMO: NOVA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO ENTRE REITORIA E DISCENTES.

      Nesta quarta-feira, 11 de Setembro de 2013, houve mais uma reunião de negociação com a presença do REItor Julio Cesar Durigan, da vice-REItora Marilza Vieira Cunha Rudge, do chefe do gabinete Roberval Daiton Vieira, de assessores e de nove representantes discentes da categoria estudantil dos campus de Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Marília, Ourinhos, Rio Claro e São Paulo.

      Esta reunião foi realizada a pedido dos representantes discentes no Conselho Universitário, do dia 15 de Agosto, para que os acordos anteriormente firmados com a REItoria sejam encaminhados, o que não estava ocorrendo até então.

Os representantes discentes elaboraram então uma lista com oito itens que seriam discutidos nesta negociação em consonância com as negociações realizadas anteriormente. A pauta elencada foi:

1) Repressão e Processos;
2) Bolsas garantidas em ocupação da REItoria;
3) Casas de aluguel;
4) Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE) e Coordenadoria de Permanência Estudantil;
5) Pautas locais;
6) DCE e Custeio do CEEUF e CEUF;
7) Política de Acessibilidade;
8) Representação Discente (Negociações e Conselho Universitário).

      Ao início da reunião, REItor Durigan pediu uma inversão de pauta para que discutíssemos primeiramente a Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE) e a Coordenadoria de Permanência Estudantil, ambas aprovadas no último Conselho Universitário. Assim sendo, nossa pauta deu-se na seguinte ordem:

1) Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE)