quinta-feira, 20 de março de 2014

Moção de repúdio: HOMOFÓBICXS NÃO PASSARÃO!!


    Na madrugada do dia 15 de março de 2014, estudantes da UNESP do campus Jaboticabal, foram abordados por um grupo de “veteranos” que realizaram uma série de trotes vexatórios. Dentre essas atitudes repressoras, foi perguntado a um ingressante sobre sua orientação sexual, a qual afirmou ser homossexual, o que aumentou o nível de violência que o trote se dava. Pouco tempo após este grupo de estudantes foi abordado por cerca de cinco a sete homens, com o objetivo de insultá-los pelo fato de um deles ser homossexual. Porém, o estudante não se redimiu perante os insultos e o ato homofóbico, foi quando seus agressores o atacou fisicamente (pelo fato de ser homossexual) e, posteriormente, esses mesmos agrediram seu amigo por tentar defendê-lo.

    Este fato somente demonstra uma das piores faces da hierarquia existente entre "bixo" e "veterano", que advém e culmina numa cultura racista, machista, homofóbica que violenta ingressantes para que os mesmos se adequem aos moldes opressores de nossa sociedade, bem como reproduzir a repressão da estrutura de poder de nossa universidade entre xs próprixs estudantes.

    Nós, representantes do Diretório Central de Estudantes “Helenira Resende” – Gestão Provisória, declaramos nosso total REPÚDIO a este caso de agressão homofóbica que acontece diariamente no meio universitário. Chamamos também as demais entidades e estudantes organizados a combater cotidianamente todas as formas de dominação machista, racista, homofóbica na luta por uma universidade e uma sociedade emancipadora. Deixamos aqui nosso recado a todos xs homofóbicxs, racistas e machistas: NÃO PASSARÃO!!


A NOSSA LUTA É TODO DIA: CONTRA O MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA!



A LUTA CONTINUA!!


DCE “Helenira Resende” – 20 de Março de 2014.