segunda-feira, 29 de julho de 2013

INFORME GERAL: CEEUF, ATO-PLENÁRIA CONTRA A REPRESSÃO e CAMPANHA FINANCEIRA

Após a 2ª ocupação da REItoria da UNESP e da covardia da Vice-REItora, enviando a Tropa de Choque da PM em cima dos estudantes, é hora de voltarmos às bases e discutir os rumos do movimento estudantil. Nesse sentido, é necessário nos prepararmos para o próximo CEEUF  (Conselho das Entidades Estudantis da UNESP/FATEC) que ocorrerá em Assis entre os dias 9 e 11 de agosto.
Necessitamos de ampla discussão dos temas nas bases previamente à realização do Conselho, para que possamos encaminhar as ações do Movimento Estudantil de forma qualificada e consistente. Neste Conselho, serão pautados três eixos principais para o nosso movimento:

  1. Proposta de cotas para ser apresentada no Conselho Universitário (C.O.) da UNESP dia 15/08/2013: foi iniciado o debate com outros movimentos sociais que discutem a questão das cotas, como a Frente Pró-cotas Raciais do estado de São Paulo, que tem um Projeto de Lei (PL) construído com diversos movimentos negros para uma política de cotas. Necessitamos discutir as projetos e agregar novas ideias com relação à política de cotas, pois devemos apresentar uma contraproposta ao PIMESP no C.O. dia 15 de Agosto.
  1.  Discussão sobre o Diretório Central de Estudantes (DCE): há um processo em andamento de reativação do DCE para podermos contar com esta ferramenta em nossa luta. Como temos um DCE inativo, no quesito legal, há mais de uma década, há a proposta de reativar o mesmo. Desta proposta foram colocadas várias questões como a necessidade do reconhecimento de um representante por um juiz, a realização de alguns encontros estudantis, entre outras burocracias. Recentemente, surgiu a proposta de fundação de um novo DCE para a UNESP, o que implicaria no arquivamento do antigo e, aparentemente, pouparia tempo e burocracia para o movimento.

  2. Regimento do Congresso dos Estudantes da UNESP/FATEC (CEUF): temos, até o momento, marcado para o mês de setembro um Congresso dos Estudantes da UNESP-FATEC (CEUF). Isto significa que necessitamos criar um REGIMENTO para o Congresso de forma a organizarmos e legitimarmos nosso processo deliberativo. Precisamos disso discutir, nas bases, o regimento de congressos anteriores e formularmos propostas para serem levadas ao CEEUF de Assis.

* * * *

            Ainda quanto às discussões na base, devemos contribuir para a montagem do dossiê de provas para a defesa dos que foram qualificados no B.O. da Polícia da Civil da 2ª DP sobre a ocupação da REItoria. A Comissão de Comunicação, criada após a última plenária dos estudantes da UNESP no Instituto de Artes, já está trabalhando e coletando vídeos, fotos e relatos. Contudo, cada campi deve prover relatos individuais de cada um dos que foram qualificados pela Polícia Civil, enviar todo material existente sobre a ocupação e pedido de reintegração de posse para o e-mail dceheleniraresende@gmail.com.
            Quanto à greve, foi deliberado na Plenária Estadual, ocorrida no Instituto de Artes (I.A.), no dia 18/07/2013, um indicativo de manutenção da greve, pelo menos, até o dia 15/08/2013, já que este dia terá o Conselho Universitário (C.O.) e será de extrema importância mantermos a pressão até o dia da negociação das pautas do movimento!
            Por fim, também em plenária no I.A., em São Paulo no dia 14 de Julho, ficou deliberado em conjunto com diversos outros movimentos sociais a construção de uma Plenária Estadual contra a Repressão a qual houve a primeira reunião no dia 23/05/2013 para iniciar esta construção que deliberou a realização de um ATO-PLENÁRIA. Ele ocorrerá no dia 15 de Agosto de 2013 com concentração à partir das 17h na Catedral da Sé, com destino à praça Roosevelt para a realização da plenária. Vale ressaltar que no mesmo dia (15/08/2013) pela manhã será realizado o Conselho Universitário (C.O.) da UNESP, que decidirá sobre a maioria de nossas pautas. Deste modo, estaremos presentes em ato, às 8h, na REItoria da UNESP juntos aos SINTUNESP e ADUNESP para pressionar o C.O. para conseguirmos vitórias CONCRETAS em nossa luta.
     Também foi deliberado apoio aos companheiros processados da UNIFESP que responderão processo judicial dia 02/08/2013 em Guarulhos, na 4ª vara da Justiça Federal às 13h30, o qual será realizado um ato para fazer pressão política em prol da não repressão de nossos companheiros.
      
            Portanto, a realização de nosso calendário de lutas demanda esforço de nossas bases na discussão e, para além disso, necessitamos de uma intensa CAMPANHA FINANCEIRA para podermos custear nosso transporte e alimentação para tais atos. Dessa forma indicamos que as bases realizem campanhas financeiras intensas para podermos realizar nossa luta da melhor forma.
            Abaixo segue o calendário de lutas completo do Movimento Estudantil da UNESP e calendário provisório do CEEUF em Assis:


Calendário de Luta

  • 02/08/2013: Compor o ATO da UNIFESP contra os processos;
  • 09, 10 e 11 de Agosto de 2013: Conselho das Entidades Estudantis da UNESP/FATEC (CEEUF)  no campus de Assis;
  • Indicativo de manutenção da greve até, pelo menos, dia 15/08/2013;
  • 15/08/2013 (8h): ATO na REItoria, dia do Conselho Universitário (C.O.);
  • 15/08/2013 (17h): concentração para o Ato-Plenária na Praça da Sé, São Paulo, contra a repressão.

            Este momento é crucial em nossa luta companheiros!! Necessitamos de todo esforço para manter nossa mobilização e avançar em nossas pautas por uma universidade e sociedade melhores!!!



A LUTA CONTINUA!!!
DCE “Helenira Resende” 
29 de Julho de 2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário