quinta-feira, 25 de julho de 2013

MOÇÃO DE APOIO À OCUPAÇÃO DA REItoria DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL)

           O Diretório Central de Estudantes “Helenira Resende” vem por meio desta prestar seu apoio e solidariedade à luta dos estudantes da UNIFAL em ocupação da REItoria desde o dia 24 de Julho de 2013.

        Nós, estudantes da UNESP, queremos aqui reforçar o quanto nossas lutas têm em comum, visto que sofremos do mesmo descaso por parte dos governos e REItorias que sucateiam o ensino público e pouco se preocupam com a situação do estudante de baixa renda na universidade. Nós, estudantes do ensino público superior, colocamo-nos contra um mesmo projeto de educação que, dia após dia, sucateia o ensino público e exclui as classes trabalhadoras do mesmo, formando assim a estrutura excludente, elitista, mercantilizada de nossa universidade.

           Hoje, os estudantes da UNIFAL repetem um instrumento histórico de luta estudantil para denunciar a crise no ensino público atual a qual, mesmo em governos diferentes, possui extremas semelhanças. Nossa luta vai ao encontro de garantir a todxs as condições adequadas de se manter na universidade. Como sabido, educação e permanência estudantil são DIREITOS, não privilégios. Sabe-se que o perfil dos ingressantes da UNIFAL vem, progressivamente, alterando-se: há uma maior participação da classe trabalhadora na universidade, conflitando com os interesses do projeto político elitista que a universidade sustenta. O descaso da Universidade Federal de Alfenas chegou a um nível insustentável e que a ocupação é o melhor método para que as pautas do Movimento Estudantil sejam atendidas.

      Nós, em ocupação da REItoria da UNESP, no dia 16 de Julho, demonstramos à sociedade o caos que se alastra por nossa universidade e tivemos como única resposta uma reintegração de posse truculenta realizada pela Tropa de Choque. Esperamos que a REItoria da UNIFAL e o governo federal procedam diferente com os estudantes da mesma, visto que sua pauta é legítima e que precisamos de soluções e não mais repressão!!

        Os estudantes da UNIFAL hoje dão uma lição a todos os lutadores da educação: é somente pela luta que iremos construir um novo projeto de educação, o projeto de educação com condições de acesso e permanência às classes trabalhadoras com políticas inclusivas e de assistência estudantil!!

Avante companheiros, educação é um direito de todos!! 


POR UMA UNIVERSIDADE A SERVIÇO DO POVO!!

EDUCAÇÃO É DIREITO, NÃO PRIVILÉGIO!!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!!

Ô UNIFAL, VÊ SE ME ESCUTA: A SUA LUTA É A NOSSA LUTA!!





 A LUTA CONTINUA!!!
DCE “Helenira Resende” 
25 de Julho de 2013.

Nenhum comentário :

Postar um comentário