quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

AUDIENCIAS, NOVAS SINDICANCIAS E A CAÇA ÀS BRUXAS CONTINUA!

Nos dias 06 e 07 de novembro ocorreram as primeiras audiências relativo às sindicâncias abertas contra o movimento estudantil para “apurar” os fatos relativos ao boletim de ocorrência registrado devido a segunda ocupação da REItoria ocorrida nos dias 16 e 17 de Julho de 2013.

As doze primeiras pessoas a serem sindicadas e a prestar depoimentos eram, “coincidentemente”, pessoas escolhidas pelo movimento estudantil para estar em reuniões de negociação com a reitoria durante todo o período de greves e ocupação. Constantes entre estes doze primeiros, estavam inclusive três pessoas que não constam no boletim de ocorrência registrado na segunda ocupação da reitoria, devido a estes não estarem participando de tal ocupação.

O processo demonstrava claramente os motivos pelos quais estas pessoas foram selecionadas, sendo que estes estudantes eram considerados “líderes que dialogavam com as autoridades administrativas”, ou seja, estes estudantes foram sindicados por se disporem a abrir o diálogo com a REItoria em prol das pautas do movimento.

Obviamente, esta atitude da REItoria demonstrava um claro caráter de perseguição política e uma tentativa de punição exemplar ao movimento estudantil da UNESP, com o objetivo de trazer uma conveniente inércia ao movimento através do método do “vigiar e punir” muito utilizado por esta REItoria e pelo governo do estado.

Nas audiências, ocorreu o fato bizarro dos estudantes sindicados terem que ficar na rua, fora de um prédio que é público (a bela REItoria da UNESP), esperando sua vez de prestar depoimento sob frio e garoa incessantes. Após pressão, a REItoria demonstrou o medo de que os doze estudantes ocupassem a REItoria novamente.

Nos depoimentos, o denunciante, prof. Carlos Wincler, demonstrou o quanto este é um processo absurdo e que o mesmo também é somente um bode expiatório no projeto da REItoria. Em seu depoimento, este colocou que seria necessária a presença de um oficial de justiça para que o pedido de reintegração de posse fosse oficializado e assim realizado de fato, o que, porém, não aconteceu em nenhum momento. O depoimento do denunciante também não conseguiu explicar a relação entre os sindicados e o fato ocorrido, o motivo desses terem sido especialmente selecionados para estas audiências, visto que o denunciante somente conseguiu identificar um dentre os doze sindicados.

Nos depoimentos, os estudantes sindicados colocaram o quão ilegal foi este processo de reintegração de posse e a intransigência da REItoria, que na ocasião sequer se dispôs a ouvir as pautas do movimento. Outro fato é que os mesmos também colocaram claramente o quanto este processo é uma perseguição política da REItoria para com o movimento estudantil e este fato fecha todas as possibilidades de diálogo entre ambos.

Após os primeiros depoimentos, assim como um passe de mágica surgem mais pessoas sendo sindicadas no mesmo processo. Novas cartas de citação chegaram para pessoas que constavam no boletim de ocorrência, porém todas elas com data retroativa. O processo acessado pelos primeiros sindicados constava somente doze pessoas sindicadas, porém, novas pessoas foram adicionadas ao processo ANTES dos estudantes terem acesso aos mesmos, mas magicamente isto não constava neste primeiro momento.

O nível de gravidade de uma acusação de perseguição política em pleno Estado democrático de direitos, somada ao fato de que a REItoria não conseguiu retirar destes primeiros algum argumento plausível para puni-los, fez a REItoria recuar em seu projeto de punir os supostos “líderes” para, neste momento, querer punir “democraticamente” a todos!

Esta nova “remessa” de sindicados foram ouvidos nos dias 28 e 29 de novembro na própria REItoria e, ao que tudo indica, os mesmos foram escolhidos segundo a ordem que consta no boletim de ocorrência.

As próximas audiências estão marcadas para os dias 9 e 10 de janeiro, mas os novos sindicados ainda não foram divulgados.

Também os depoimentos com relação ao inquérito policial que corre no 3º DP do Bom Registro em São Paulo para investigar o boletim de ocorrência também estão chegando para os estudantes.

Caso você também seja um estudante que conste neste boletim de ocorrência entre em contato com o dce pelo e-mail: dceheleniraresende@gmail.com

A LUTA CONTRA A REPRESSÃO CONTINUA!!
PELO ARQUIVAMENTO DE TODAS AS SINDICANCIAS!!

A LUTA CONTINUA
DCE "Helenira Resende" - 04 de dezembro de 2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário