quinta-feira, 29 de maio de 2014

DIREÇÃO DA UNESP-ARARAQUARA EXPULSA 38 ESTUDANTES DA MORADIA ESTUDANTIL


O processo seletivo para a moradia da UNESP/Araraquara aprovou que somente 85 estudantes poderiam ter direito à vaga, sendo que há 128 vagas disponíveis na moradia e mais de 130 pessoas atualmente na mesma.

Mediante isto, a congregação da unidade aprovou que estas vagas “sobrantes” na moradia fossem destinadas a um programa de intercâmbio e, para isto, seria necessário a expulsão destes estudantes “ilegais” da moradia. Na última semana chegaram 38 cartas de despejo (foto acima) para estes estudantes. Na carta constava que se os estudantes não se retirassem em 7 dias seriam tomadas “medidas administrativas pertinentes”.

Tendo em vista a aprovação das cotas, a vinda de 2 cursos de graduação, e a necessidade de moradia para estudantes Intercambistas , a solução mais prática e simples, é a construção de novos blocos para a moradia estudantil – que atualmente não contempla nem 3% do corpo estudantil - e não a expulsão de dezenas de alunos para que outros ocupem as vagas. Esse tipo de ação demostra o descaso, o desdém que os gestores da Universidade tratam as necessidades estudantis.
É importante lembrar que a própria moradia estudantil em Araraquara somente foi construída a partir da luta dos estudantes no ano de 1988 e também que a última ampliação de vagas da mesma foi conquista das greves de 2007.

A moradia estudantil coloca-se contra essas ações tomadas pelos gestores, que tiram o direito dos estudantes de permanecer na universidade, sem as condições mínimas para realizar a graduação e a pós-graduação. Denunciamos a política suja e de negligência da instituição que não lida com seriedade perante as necessidades dos estudantes pobres - visto as inúmeras tentativas de diálogo que a Comissão Local de Moradia tentou com a direção. Porém, nem chegamos ao diálogo, quanto mais a uma solução plausível.

Portanto, exigimos que as expulsões sejam revogadas, reabertura do processo seletivo do NAE e que as bolsas cortadas por critérios meritocráticos sejam restituídas.

Entenda a luta: http://goo.gl/XOSeldhttp://goo.gl/b9WfL5

AS AÇÕES INTRANSIGENTES E ARBITRÁRIAS NÃO PASSARÃO!
PERMANÊNCIA ESTUDANTIL É UM DIREITO !!!




Nenhum comentário :

Postar um comentário