quarta-feira, 4 de junho de 2014

VEM AÍ O I CONSELHO DE ENTIDADES ESTUDANTIS DA UNESP (CEEUF) DE 2014!

DIAS 14 E 15 DE JUNHO DE 2014 NA UNESP OURINHOS!!
O QUE É O CEEUF?
       O Conselho de Entidades Estudantis da UNESP (CEEUF) é um dos espaços máximos e legítimos de debate e deliberação dos estudantes da UNESP a nível estadual. O CEEUF se constitui no encaminhamento das diretrizes políticas e ações do movimento estudantil da UNESP, se tornando um espaço essencial para a mobilização e luta estudantil neste ano de 2013. Tendo como eixos centrais: definição de eixos políticos, formação política de militantes e estabelecimento de ações para o Movimento Estudantil.
       Nos dias 14 e 15 de Junho realizaremos I CEEUF de 2014, tendo em vista que em Maio de 2014 ocorreu o primeiro encontro estadual do Movimento Estudantil: PLEEUF (Plenária das Entidades Estudantis da UNESP) no campus de Ilha Solteira (Ata do PLEEUF aqui). Tendo em vista o contexto de greves e ocupações por toda a UNESP e por todo o país, chamamos todos os estudantes a compor esse espaço.
COMO FUNCIONA O CEEUF?
       O CEEUF é um espaço aberto para qualquer estudante manifestar suas opiniões, colocar debates e posições quanto aos rumos do movimento estudantil da UNESP. Ainda que seja aberto a todxs estudantes, as deliberações tiradas em CEEUF são votadas e decididas por entidades estudantis na plenária final. Isso é importante ressaltar: todas as unidades devem realizar debates PRÉ-CEEUF para tirar posicionamentos e acumular debates antes do encontro para que, lá, possamos ampliar e socializar as discussões de todos os campus da UNESP.
       A estrutura base de um CEEUF é constituída por uma Plenária Inicial, Grupos de Discussão, Plenárias, Mesas-debate e Plenária Final. A seguir, há uma breve explanação destes espaços:
  • PLENÁRIA INICIAL: Trata-se da primeira atividade do conselho, na qual abarca: informes dos campus, organização de comissões para a organização do conselho (comissão de sistematização, de alimentação, de finanças, limpeza e disciplina) e apresentação da programação. É importante destacar também que a programação é fruto de debates anteriores na base que devem ser levados à CEM (Comitê Estadual de Mobilização) para que os delegados da CEM condensem uma proposta única de conciliação, abarcando as prioridades de temas à nível estadual.
  • GRUPOS DE DISCUSSÃO, PLENÁRIAS e MESAS-DEBATE: São nesses espaços que os debates são feitos de modo mais aprofundado e que propostas são levantas para aprovação em plenária final.
  • PLENÁRIA FINAL: Trata-as da última atividade do conselho. Nela são levadas todas as propostas levantadas nos grupos de discussão e mesas-debate, mas apenas VOTAM: Centros Acadêmicos (CAs), Diretórios Acadêmicos (DAs), Comissões de Moradia, Cursinhos Populares da UNESP e delegados tirados em assembleia de base ou indicados pelas entidades votam. Nas demais atividades (grupos de discussão, plenárias e mesas-debate) vale o sufrágio universal na definição rumos do movimento, tendo em vista o debate prévio em suas bases.
 
QUAIS SERÃO OS DEBATES PARA O PRÓXIMO CEEUF?
      Após reunião da CEM realizada no dia 31/05/2014, foram definidos a data, o local e ratificou-se os eixos de discussão tirados no PLEEUF de Ilha Solteira, de modo que as bases construam propostas de programação de acordo com suas demandas. Durante os dias 2/6 a 6/6, os campus promoveram espaços de construção de proposta de programação para o CEEUF (em assembleias e reuniões de base). Isso porque no sábado, 6/6 às 14h, ocorrereu nova reunião da CEM na qual as bases levaram suas propostas, definindo a seguinte programação consensual:
        Vale ressaltar que qualquer estudante tem também total liberdade de propor debates a serem realizados neste espaço.
 
~EIXOS ~
1. ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
2. TIRAGEM DE REPRESENTANTES DISCENTES (RDs)
   - CO: Conselho Universitário (10 titulares e 10 suplentes): Regimento
   - CEPE: Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (3 titulares e 3 suplentes): Regimento
   - CADE: Conselho de Administração e Desenvolvimento (2 titulares e 2 suplentes): Regimento
   - CPPE: Comissão Permanente de Permanência Estudantil (5 titulares e 5 suplentes).


~ PROGRAMAÇÃO ~

Dia 14/06 9h às 12h: Plenária Inicial (informes dos campus e organização do Movimento Estudantil) 13h às 14h: Almoço 15h às 18h: GD - Pauta de reivindicações 2014 18h às 19h: Jantar 20h às 23h: GD - Táticas e unificações do Movimento Estudantil com outros setores Dia 15/06 9h às 19h: Plenária Final

O QUE FAZER PARA PARTICIPAR?
1. Documentos das Entidades
       Para que os campus tenham direito a voto no Conselho de Entidades Estudantis é necessário que sejam eleitos delegados.
Então, quem pode votar na plenária final? Apenas as entidades estudantis: Centros Acadêmicos (CAs), Diretórios Acadêmicos (Das), Comissões de Moradia, Cursinhos Populares da UNESP e delegados tirados em assembleia de base ou indicados pelas entidades.
Para que esse delegados possuam reconhecimento e para evitar fraudes (Exemplo: temos na história do Movimento Estudantil da UNESP, casos em que estudantes que NÃO são da UNESP tentaram aparatar o movimento e votar em nossos espaços de decisão) são necessários os seguintes documentos:
  • Às entidades regularizadas: Ata de posse e estatuto.
  • Aos cursos/faculdades sem entidades, com entidades irregulares ou em processo eleitoral; Às comissões de moradia; Aos cursinhos populares da UNESP: Ata da assembleia (juntamente à sua lista de presença) na qual foram tirados os representantes para o conselho.
  • Demais casos: Carta de indicação da entidade que legitime o representante enviado ao conselho.
2. Debates Pré-CEEUF
       As deliberações realizadas pelos delegados no CEEUF, no entanto, respondem à sua base estudantil, por isto é necessário a realização de eventos PRÉ-CEEUF que discutam as pautas do CEEUF anteriormente, tendo assim um posicionamento da unidade que será representada pelo seu delegado.
       Tendo em vista o atual cenário de mobilização por toda a UNESP (Link do mapa), ressaltamos a necessidade de debate sobre a organização do Movimento Estudantil, novos representantes discentes para os colegiados e comissões (CO, CEPE, CADE e CPPE) a articulação a nível estadual, a aliança com outras setores, categorias e com as demais estaduais paulistas e os próximos passos da luta.
        Em breve, divulgaremos em nossos meios (blog, página e perfil do Facebook) a programação fechada para que as bases tenham tempo para o debate qualitativo, democrático e horizontal como esse Movimento Estudantil propõe-se a ser.
VENHA CONSTRUIR ESTE ESPAÇO!! PARTICIPE DO CEEUF!!
ORGANIZE SUA DELEGAÇÃO, PARTICIPE!!
ESSA É UMA LUTA DE TODXS!!


“Se você não está organizado, estão organizando você.”
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES:

Nenhum comentário :

Postar um comentário